Desemprego em Espanha e as Flores da Isabel

::  Unemployment in Spain and Isabel's Flowers  ::



| Copyright © 2013 Francisca Figueiredo |




Desde que cheguei a Espanha percebi de perto como o desemprego afecta de dia para dia mais gente. Gente da classe média (que é quem conheço), que sempre viveu bem e com muita vontade de trabalhar. Por muito que os políticos digam que os números do desemprego baixam, e reclamem sucesso político, na vida das pessoas, isso não se nota NADA! Pergunto-me se não andam a fazer as contas de maneira diferente para que os resultados pareçam mais bonitos? Não quero que este blog seja político mas gosto de Espanha, tenho cá amigos e custa-me ver o que se passa sem nunca vos ter falado no assunto.
<<< >>>

When I first moved to Spain I realized how unemployment affects more and more people every day. Politicians claim success and say out loud that unemployment in Spain is decreasing. I wonder if they are doing the math differently to make the numbers look better. I don't want this blog to be political. I like Spain. I have friends here and it hurts me to see what is happening without saying a word.
<<< >>>

Cuando me mudé a España me di cuenta de cómo el desempleo afecta a más y más gente cada día. Los políticos afirman éxito y dicen en voz alta que el desempleo de España está disminuyendo. Me pregunto si están haciendo los cálculos de manera diferente para que los números parezcan mejores. No quiero que este blog sea político, pero me gusta España, tengo amigos aquí y me duele ver lo que está sucediendo, sin decir una palabra.



     Photos: Francisca Figueiredo


O canal de televisão de Valencia (Canal 9) fechou devido a corrupção e a fraude política. Vivi todo o processo de perto, a chegada do medo, da incerteza, da precariedade e do desemprego à vida de 5 pessoas que conheço (ex-jornalistas & ex-câmaras do Canal 9). Todos na casa dos 40/50 anos, a maioria casados com pessoas que também trabalhavam lá. Agora foi a vez da minha vizinha de cima, Isabel. Simpática, faladora, maníaca da limpeza e alguém que nos tratou sempre muito bem! No domingo bateu-me à porta e perguntou-me se ficava com as flores dela. "Claro que sim Isabel!" Cada vez que a ouvia a limpar frenéticamente ria-me e quando ouvia a máquina de costura dela a trabalhar alegrava-me. Eu já sabia que as coisas andavam difíceis económicamente mas o silêncio que agora existe, na casa de cima, vazia, faz-me sentir triste.

<<< >>>

Valencia's TV channel (Canal 9) is now closed due to political corruption and fraud. I saw the whole process closely. When the fear arrived, the uncertainty, the insecurity and after all that the unemployment. Five people I know used to work there  as journalists and cameramen. They are all about forty-five to fifty years old and beyond the loss of income they are also facing the loss of self-esteem, professional identity, self-confidence, daily routine and purposeful activity. Now is the turn of my upstairs neighbor, Isabel. Friendly, talkative, cleaning maniac! On Sunday she knocked on my door and asked if I wanted her ​​flowers. "Sure, Isabel!" Every time I heard her cleaning frantically I laughed. Every time I heard her sewing machine working that made me smile. I knew she was facing financial issues. Now she's gone. The emptiness and silence upstairs makes me feel sad.

<<< >>>
  
La televisión de Valencia (Canal 9) ha cerrado debido a corrupción política y fraude. Vivi de cerca todo el proceso. Vi cuando el miedo llegó, la incertidumbre, la inseguridad y después el desempleo. Cinco personas que conozco solía trabajar allí como periodistas y camarógrafos. Todos ellos tienen unos cuarenta y cinco a cincuenta años de edad y más allá de la pérdida de ingresos se enfrentan a la pérdida de la autoestima, identidad profesional, confianza en sí mismos, de su rutina diaria y de su propósito. Ahora ha llegado el turno de mi vecina de arriba, Isabel. Amable, conversadora, maniaca de la limpieza! El domingo llamó a mi puerta y me preguntó si quería sus flores. "Claro que sí, Isabel!" Cada vez que la escuchaba limpiando frenéticamente me reía. Cada vez que escuchaba su máquina de coser trabajando me hacia sonreír. Yo sabía que ella se enfrenta a problemas financieros. Ahora se ha ido. El vacío y el silencio del piso de arriba me hacen sentir triste.



    Photos: Francisca Figueiredo


Ficam as flores que me deu e a Buganvília que plantou no jardim para nos lembrarem da Isabel. No meio de tudo isto, é bom saber que há pessoas humanas e atentas. A proprietário da casa de cima esperou que as coisas melhorassem quando a Isabel lhe disse que não podia pagar a renda daquele mês, do seguinte e depois do outro a seguir...Teve um enorme respeito por aquela inquilina que durante 14 anos lhe pagou à hora certa. Tu serias capaz de fazer o mesmo? Eu gostava de dizer que sim mas, nem sei que dizer, é uma situação tão difícil para os dois lados! Até que ponto é um negócio, até que ponto devemos se humanos? Tens casa própria? És proprietária ou inquilino?
<<< >>>

We got the flowers she gave me and the Bougainvillea she planted in the garden to remind us of Isabel. Despite all that, it's good to know there are human and caring people. The owner of Isabel's flat waited for things to get better when Isabel told her she couldn't pay that month's rent.  And then the next month and the next one... She had huge respect for that 14-years tenant who used to pay respectfuly every month. Would you be able to do the same? I'd like to say I do but I don't know what to say. It's such a difficult situation! You have a business but you also have a heart. I'm a tenant. Are you a owner or a tenant?
<<< >>> 

Tendremos las flores que me regaló y la Bougainvillea que plantó en el jardín para recordarnos Isabel. A pesar de todo eso, es bueno saber que hay personas humanas y atentos. La propietaria del piso de Isabel esperó a que las cosas mejorasen, cuando Isabel le dijo que no podía pagar el alquiler de ese mes. Y luego, el mes que siguiente y el siguiente ... Ella ha tenido un gran respeto por la inquilina que durante 14 años siempre lle ha pagado. ¿Serías capaz de hacer lo mismo? Me gustaría decir que lo sí, pero no sé qué decir. Es una situación tan difícil! Tienes un negocio, pero también tienea un corazón. Yo soy inquilina. ¿Es tu? ¿Eres propietario o inquilino?




    Photos: Francisca Figueiredo




LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...