Motherhood in South Korea (4) :: Ser mãe na Coreia do Sul (4)




    
::::::::::::::: Respeito pelo chão :::::::::::::::

Sempre achei essa história de obrigar toda a gente a descalçar-se ao entrar em casa uma chanfradice. Bem dito, bem feito. Acabámos por vir parar a um país em que é obrigatório tirar os sapatos mal se entra em casa. (Até alguns cães têm sapatos para a rua que tiram ao entrar em casa.) Por tradição os Coreanos sentam-se, comem e dormem no chão assim que, a ideia de um chão sujo é culturalmente inaceitável! Resultado, por aqui não só é obrigatório tirar os sapatos em casa como também em muitos dos restaurantes, casas de chá, bibliotecas, salas para miúdos, etc.
Passaram dois anos e o que é que penso de tudo isto? Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Quando fomos a Portugal no mês passado andar de sapatos dentro de casa até me dava suores frios (e nem me falem em pisar tapetes ou alcatifas calçada). Sei o que estão a pensar, com tanta mudança de país vou acabar louca varrida, acreditem...estou quase lá! ^^

<<< >>>

::::::::::::::: On respecting the floor :::::::::::::::

Before we moved to Korea I found it crazy when someone required people to take their shoes off before coming into your home. That said you can imagine how I felt in a country where everyone does it!
Korea has strict "shoes off" houses, restaurants, tea houses, libraries, play rooms, etc. Koreans traditionally sit on the floor, eat on the floor and used to sleep on the floor too so the idea of a dirty floor is just culturally unacceptable.
Two years went by and you can ask me how do I feel about it now?
Well...I'm one of them now. Last month while we were in Portugal I had cold sweats every time I used shoes indoors. (And don't even ask me about stepping a rug.) I know you're thinking, moving so often from one country to another will drive me completely insane. Believe me...that day is getting closer and closer. ^^




    All Photos: Francisca Figueiredo

No comments:

Post a Comment

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...